Olá mais uma vez! Hoje venho falar sobre animais (como quase sempre)... mas desta vez o protagonismo vai para os de estimação.
Nos dias que correm, ter um ou mais animais de estimação é muito comum, sendo que há até quem já tenha animais mais exóticos como cobras, lagartos, etc. Mas... desde quando existem animais de estimação? É uma pergunta interessante mas um tanto complicada, porém hoje vou procurar respondê-la!
Os humanos têm animais de estimação desde a Pré-História, sobretudo a partir do período Neolítico, período marcado pela fixação dos homens em locais favoráveis à agricultura, à pecuário, mas sobretudo, à sua sobrevivência. Com as primeiras aldeias, vieram os primeiros animais domésticos: cães, cabras, auroques, dromedários. Estes animais facilitavam o trabalho pesado e a caça.
Contudo, a descoberta de alguns túmulos da época revelam-nos que os animais não eram vistos apenas como ferramentas, os humanos estabeleciam com eles laços de amizade. Foram encontrados túmulos de pessoas junto dos seus animais de estimação, algo revelador de sentimentos. No território que hoje é Israel encontrou-se uma sepultura com cerca de 10 mil anos que continha os restos de uma mulher abraçada ao seu cão.
Sem comentários:
Enviar um comentário