19/12/2017

Os animais têm cócegas?

Está comprovado que alguns animais sentem cócegas. Aqueles cujos melhor se verifica esse comportamento somos nós (claro!), os ratos, os gorilas e orangotangos.
Jaak Panksepp, psicobiólogo e neurocientista americano, realizou um estudo cócegas nos ratos. O neurocientista pôs em prática uma experiência que consistia em fazer cócegas aos roedores enquanto captava os seus sons através de um gravador ultra-sónico, ou seja, um gravador que grava os sons imperceptíveis aos humanos. Ao captar pequenos grunhidos que se assemelhavam a risadas, Jaak concluiu que os ratos têm cócegas e que até se riem.
Já com os gorilas e orangotangos não foi preciso um mecanismo tão complexo. Em alguns zoológicos, certos tratadores notaram que, depois de fazerem cócegas nos pés dos animais que os colocavam para fora das jaulas, através dos espaços entre as grades, estes sentiam satisfação e, ao fim de algum tempo, retiravam os pés com um movimento brusco. Os orangotangos dão, aliás, altas gargalhadas.
A maioria dos restantes animais demonstram prazer nos carinhos, porém não riem. "Alguns pássaros arrepiam as penas. Os mamíferos arrepiam os pelos ou fazem expressões faciais", explica Leonardo Bôscoli Lara, professor da Escola Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais.
Parece que os animais são mais parecidos connosco do que aquilo que pensamos... Não é à toa que também somos considerados animais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário