Todos os animais são dotados de paladar, caraterística que permite distinguir o sabor dos diferentes alimentos. As borboletas não são exceção! Porém, geralmente associamos o paladar à zona bocal. No caso das borboletas, o paladar está associado às patas, pelo que podemos afirmar que as borboletas saboreiam com as patas.
A zona bucal da borboleta tem o nome de probóscide e consiste num canal alongado, uma espécie de tromba que é desenrolada quando é usada para sugar o néctar dos frutos e vegetais das plantas. A borboleta não consegue saborear as folhas com a probóscide, sendo que esta tem a única função de transportar o néctar, de forma a alimentar a borboleta.
Probóscide |
Estes frágeis animais têm sensores nas patas, sensores esses que lhes permitem identificar, através do paladar, a superfície onde se encontram. Esta particularidade é crucial à vida da borboleta pois é com ela que esta conseguem garantir a deposição dos seus ovos na plantas correta. As borboletas adultas alimentam-se do néctar, porém as suas larvas (os filhotes de borboletas) alimentam-se de folhas, pelo que têm de estar perto das plantas, pelas quais se alimentam, assim que nascem.
A natureza é fantástica!
Sem comentários:
Enviar um comentário