À semelhança de outros mamíferos fêmeas, as vacas só produzem leite quando engravidam ou têm uma cria recém-nascida para amamentar. Isto gera um problema para a indústria de lacticínios, industria da qual hoje vos vim falar, sendo que há sérios problemas que devem ser abordados sobre este tema, como, por exemplo, os maus tratos e as más condições de vida das vacas leiteiras.
Irei começar o desenvolvimento deste tema com a seguinte pergunta: "Se as vacas só produzem leite quando engravidam ou têm uma cria recém-nascida para amamentar, o que faz a indústria de lacticínios para estimular a produção de leite?". Alguém tem alguma ideia? Primeiramente os bois são estimulados e masturbados, por obra de mão humana ou ejaculadores elétricos que são introduzidos no anûs do animal até que este ejacule.
Boi a ser masturbado |
Pénis de um boi a ser masturbado |
Ejaculador elétrico |
De seguida, as vacas são inseminadas artificialmente, ou seja, o sémen de boi é injetado no colo do útero das fêmeas através de um longo tubo que lhes é introduzido na vagina, de forma a que estas fecundem e fiquem prenhas. Por vezes, os trabalhadores introduzem o punho no anûs das vacas, para que, desta forma, a zona genital fique dilatada e o processo se tornar mais eficaz. Este processo é iniciado assim que as vacas leiteiras atingem os 12 meses de idade e, depois, repetido várias e várias vezes, de forma a que estas continuem a produzir leite.
Quando a cria nasce, o bezerro é retirado imediatamente de perto da progenitora e enjaulado. E vocês perguntam-se porquê? Porque caso ficasse perto da mãe, o bezerro iria alimentar-se do seu leite. Se a cria for um macho, este segue para o matadouro para que a sua carne comece a ser comercializada. Penso que são capazes de adivinhar o que acontece caso a cria seja uma fêmea... Exato, é transformada numa máquina de leite, tal como a sua mãe.
Vaca a correr atrás da sua cria enjaulada |
As vacas são, assim, mantidas prenhas repetidamente durante toda a sua vida, o que lhes traz consequências como envelhecimento precoce, exaustão e mastites (inflamação da glândula mamária). Estas mastites podem conduzir a uma inflamação e infeção das tetas do animal, fazendo com que esta expele sangue e pus juntamente com o leite, tendo depois de ser filtrado. Quando as vacas desfalecem ou deixam de produzir leite são vendidas aos matadouros.
Mastites bovinas |
Já conheciam a verdade por trás da indústria de lacticínios? É essencial dar a conhecer esta realidade a todos e divulgar os métodos incorretos e cruéis com que estes animais são sacrificados todos os dias para que tenhamos leite na mesa sempre que quisermos.
Sem comentários:
Enviar um comentário