12/02/2019

A "beleza ilusória" do aquecimento global nos oceanos

De acordo com o artigo cientifico publicado na revista "Nature Comunications" a 4 de fevereiro de 2019, segundo Anna Hickman, a co-autora da pesquisa da escola de ciências do oceano e da terra da Universidade de Southampton, os oceanos vão apresentar cores mais intensas com o aumento do aquecimento global.
Hoje, venho tentar explicar o porquê deste fenómeno que, por muito bonito que pareça, provoca danos irreparáveis no nosso planeta. 

O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre causado pela emissão de gases poluentes (libertados, maioritariamente, ao nível de máquinas e fábricas) na atmosfera. Estes gases poluentes que são libertados na atmosfera vão ser  nela acumulados, provocando o efeito de estufa, isto é, formam uma camada que impede o calor de abandonar a atmosfera terrestre, abafando o planeta. 

O aquecimento global vai provocar grande alterações ao nível dos oceanos, visto que fatores como a temperatura, a acidez oceânica e as correntes oceânicas afetam o crescimento do fitoplâncton - microorganismo que habitam os oceanos e que realizam a fotossíntese, convertendo a luz solar em energia. Estes organismo possuem pigmentos fotossintéticos que dão cor à superfície das águas marinhas onde estes se encontram, nomeadamente a clorofila a ou Chl-a.
É expectável que a temperatura das água marinhas aumente 3ºC até ao ano de 2100 e, caso isto aconteça, a cor de mais de metade dos oceanos será alterada devido ao aumento de fitoplâncton que será consequência do aumento de temperatura.
"Um dos aspetos mais relevantes deste estudo é que a partir de agora os cientistas vão estar ainda mais atentos à cor dos oceanos, encarando-a como um sinal de transformações que estão a ocorrer.", afirma o site "NiT". Contudo, os cientistas não têm a certeza de que estas mudanças de cor dos oceanos sejam visíveis a olho nu. Parece que esta "beleza ilusória" não será assim tão relevante para quem não a observe através de um satélite. "Observar apenas a cor do oceano e como isso vai mudar o futuro, monitorizando-o a partir de satélites, vai-nos dar um sinal de alerta precoce de mudanças", acrescentou a especialista Anna Hickman, pelo que, mais importante do que o oceano manifestar uma cor bonita é o facto dessa cor ser um indicador do aumento do aquecimento global. 

Sem comentários:

Enviar um comentário