08/03/2017

Com o que sonham os animais?

Nunca vos aconteceu terem o vosso animal de estimação a estremecer e a gemer durante o sono? 
A minha cadela, a Flora, tem este comportamento constantemente. Parece que está a sonhar, mas... sobre o quê exatamente?

Em 1965, os cientistas franceses Michel Jouvet e J.F. Delorme comprovaram que retirando uma a "ponte de Varólio" (parte do cérebro responsável pela paralisia dos gatos no sono) a um gato,
evitavam que o animal ficasse paralisado na fase REM (Movimento rápido dos olhos, momento no qual os humanos sonham), ou seja, permitiram que o gato ficasse sonâmbulo, e o seu comportamento foi semelhante a uma situação de caça em que o gato corre e age de modo agressivo. Isso era uma evidência de que os gatos sonhavam com atividades que realizam quando estão acordados.
Estudos posteriores verificaram esta situação noutros gatos onde parecia que estes perseguiam ratos. O mesmo acontecia com cães.

Porém, o movimento não é a única pista que indica os sonhos dos animais. Atualmente, os cientistas conseguem observar atividades elétricas e químicas das células cerebrais dos animais enquanto dormem.
Em 2007, os cientistas Kenway Louise e Matthew Wilson, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, registaram a atividade neural do "hipocampo" (parte cerebral ligada à formação e codificação de memórias) de um rato. Primeiro, registaram a atividade dos neurónios enquanto os ratos corriam em labirintos. Depois analisaram a atividade dos neurónios enquanto os ratos dormiam. Louise e Wilson descobriram que os padrões de ativação durante a corrida e durante a fase REM do sono eram idênticos, ou seja, era como se os ratos estivessem a correr pelo labirinto nas suas mentes enquanto dormiam.
Os resultados eram tão claros que os cientistas podiam calcular a localização especifica dos ratos no labirinto durante o sono.

Os biólogos Amish Dave e Daniel Margoliash, da Universidade de Chicago, descobriram algo semelhante mas nos pássaros diamante mandarim (Taeniopygia guttata). Ao analisarem os neurónios destas aves, descobriram que a parte anterior dos seus cérebros eram ativadas enquanto dormiam, podendo apenas serem ativadas quando a ave canta. Assim, os pássaros estariam a cantar durante o sono.
Taeniopygia guttata
Até à data, pensava-se que só animais de sangue quente (mamíferos e aves) teriam a capacidade de sonhar devido às experiências realizadas anteriormente, mas em 2016, cientistas alemães do Instituto Max Planck de Pesquisadores Cerebrais, descobriram que os répteis podem também sonhar.
A descoberta veio depois do estudo comportamental de 5 dragões barbudos (Pogona vitticeps). A sua analise durante o sono permitiu comprovar a existência de duas fases: a REM e a Ondas-Lentas, ambas relacionadas à construção de sonhos.
Pogona vitticeps
Podemos, desde já, concluir que os animais sonham com simulações do seu dia-a-dia. Mas, desta forma, existem cientistas que afirmam que os animais de estimação podem sonhar com os seus donos, considerando que costumam ser bastante próximos deles e que os humanos fazem parte das suas realidades.

Será que a Flora sonha comigo?

Sem comentários:

Enviar um comentário