05/03/2017

Descoloração dos Corais

Estava eu numa aula de Biologia quando o professor fala na descoloração dos corais.
Fiquei muito interessado sobre o assunto, visto que considero os mares e oceanos algo simplesmente maravilhoso, e decidi, então, pesquisar.

O que provoca a descoloração dos corais?
Com a minha pesquisa, fiquei a saber que a descoloração dos corais resulta de anomalias ambientais, principalmente o aumento da temperatura da água.
Os pólipos de coral têm algas simbióticas chamadas 'zooxantelas' que vivem nos seus tecidos e é graças a estas algas que os corais apresentam cores tão vivas e bonitas. 
Com o aumento de temperatura, essas algas são expelidas e a estrutura do coral torna-se branca. Mas não é só a aparência do coral que é afetada, a sua saúde também.  
A libertação das zooxantelas vai provocar problemas na alimentação, na reprodução e no crescimento do coral, podendo levar à sua morte.
Quando a temperatura regressa aos valores normais, as zooxantelas regressam aos tecidos dos pólipos e o coral volta a ser saudável em cerca de um mês.
Pólipos de coral
O que tem originado o aumento de temperatura da água?
Os cientistas afirmam que o aumento da temperatura da água resulta dos efeitos do aquecimento global que nós, seres humanos, originamos, devido à poluição que fazemos no planeta e à libertação de dióxido de carbono para a atmosfera.

Quais são as consequências da descoloração dos corais?
A Grande Barreira de Coral na Austrália está a sofrer a pior crise de descoloração desde que há registos, com 93% de área já afetada, sendo que só 7% escapa a este fenómeno.
Esta grande barreira estende-se por 2300 km da costa leste da Austrália e ocupa uma área de quase 345000 km², abrigando 400 tipos de coral, 1500 espécies de peixe e 4000 variedades de moluscos.
Grande Barreira de Coral
Estes resultados são completamente aterradores, visto que grande parte dos corais está em vias de extinção devido e que os restantes seres que vivem com eles, poderão ficar sem o seu habitat natural. 
É também de sublinhar que não é só a Grande Barreira de Coral que está a ser afetada, mas sim todas as regiões do Pacifico onde há corais.

O que podemos nós fazer para reverter a situação?
Cada um de nós pode e deve fazer a diferença.
Comecemos por deixar de poluir tanto o ambiente em que estamos inseridos e não estaremos só a ajudar os corais, mas também todos os restantes seres-vivos do planeta, incluindo nós.
Vamos deixar estas paisagens horríveis de corais descolorados para trás e fazer com que daqui a uns anos os nossos filhos e netos conheçam estes animais apenas pela sua beleza e cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário