12/08/2017

Viagem ao Norte de Portugal 2017

Finalmente uma publicação! Demorou e, desde já, peço desculpa por isso. Mas cá estou eu de volta para vos contar mais uma das minhas viagens!
Já há algum tempo que o meu pai queria visitar o norte de Portugal e, por isso, este ano, eu e os meus pais decidimos finalmente fazê-lo! Ficámos hospedados num hotel em Braga durante 4 dias e 3 noites mas não nos ficámos por ali. Todos os dias visitámos diferentes localidades, sendo que viajámos de carro somente quando precisávamos de nos deslocar para uma nova terra, no restante tempo o carro ficava no estacionamento privativo do hotel. A nossa aventura começou no dia 8 de agosto e terminou no dia 11.

Dia 1
07:18 - Saída de Ponte de Sor.
09:30 - Paragem na área de serviço de Cantanhede.
11:00 - Chegada a Braga.
12:14 - Almoço.
13:05 - Passeio e observação das Ruínas de Maximinos.
14:00 - Check-in no hotel de 3 estrelas chamado Basic Braga onde ficámos instalados (eu e os meus pais) no quarto 104. O hotel localiza-se mesmo junto à estação de comboios de Braga, uma das estações mais tradicionais.
15:05 - Chegada ao Bom Jesus de Braga onde visitámos a igreja, o escadório com um total de 573 degraus e o Parque do Bom Jesus, um local lindíssimo com cascatas, grutas e muita vegetação.

17:35 - Visita ao Santuário do Sameiro onde a vista é de cortar a respiração, local que recomendo a visitar-se quando se está pelo norte de Portugal.

18:15 - Saída de Sameiro.
19:04 - Regresso ao hotel e descanso.
20:35 - Saída do hotel e visita ao Arco da Porta Velha e à Sé de Braga, monumentos incrivelmente bonitos.

21:20 - Jantámos na taberna SVBVRA onde os hambúrgueres eram unicamente deliciosos. Comemos ainda caldo verde, tostas e bifanas O local era pequeno mas acolhedor.
21:45 - Caminhada pela cidade onde conhecemos a Igreja dos Congregados, o antigo posto dos CTT, o Theatro Circo, a Igreja da Lapa e o antigo Banco de Portugal.
23:00 - Chegada ao hotel para pernoitar.

Dia 2
08:09 - Alvorada.
08:30 - Pequeno-almoço em Braga e saída da cidade.
10:34 - Chegada ao Miradouro do Mirante no Gêres. Havia muita natureza a envolver-nos e um vento incrivelmente forte. Estávamos a uma altitude de599m e as rochas montanhosas predominavam.

12:14 - Um conjunto de cabras da montanha cruzam-se connosco na estrada.

Fazem parte da fauna do Gerês 226 espécies de vertebrados, das quais 65 estão em risco de extinção.Trata-se do morcego-de-ferradura-grande (Rhinolophus ferrumequinum), do morcego-de-ferradura-pequeno (Rhinolophus hipposideros), do morcego-de-ferradura-mediterrâneo (Rhinolophus euryale), do musaranho-dos-dentes-vermelhos (Sorex granarius), da marta (Marta martes), do Gato-bravo (Felis silvestris), da salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitânica), das víboras (Vipera latastei e Vipera seoanei), do lobo (Canis lupus), do corço (Capreolus capreolus), da truta-do-rio (Salmo truta), da toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus), da lontra (Lutra lutra), do lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) e da rã-ibérica (Rana iberica).
Em relação à flora, é-nos possível encontrar teixos (Taxus baccata), azevinho (Illex aquifolium), bidoeiro (Betula celtiberica), tramazeira (Sorbus aucuparia), carvalho-alvarinho (Quercus robur) e carvalho-negral (Quercus pyrenaica) na serra.
É, desta forte, bastante importante sabermos preservar o meio natural e saber como o apreciar de forma a não prejudicar a natureza. Um dia mais tarde pode já não existir toda esta bela variedade e, se acontecer, a culpa será somente nossa, dos humanos.

13:30 - Almoço na Gelataria do Gerês em Aldeia do Gerês e visita à aldeia. Comemos pizza caseira e francesinha. Em seguida, visitámos umas lojas de artesanato da região onde os principais produtos são as esculturas esculpidas em troncos. Decidimos comprar uma destas esculturas.

14:56 - Saída da Aldeia do Gêres.
15:10 - Mergulho na Praia de Ipanema.

15:54 - Atravessámos o Rio Caldo através de uma ponte de pedra branca.
16:00 - Chegada a São Bento da Porta Aberta e visita à igreja e à basílica.

16:54 - Saída de São Bento da Porta Aberta.
18:00 - Chegada ao Basic Braga para mudar de roupa para a noite.
18:48 - Saída do hotel.
18:55 - Passámos na Câmara Municipal de Braga.
19:16 - Entrámos na Decathlon de Braga para comprar umas barbatanas de snorkeling.
19:41 - Passámos pela igreja de São Marcos e pela Igreja da Santa Cruz.

19:56 - Jantámos novamente na Taberna SVBVRA.
20:38 - Saída da Taberna e continuação da caminhada pela cidade. Passagem na Torre da Civacidade, na Capela Nossa Senhora da Torre, no Largo de São Paulo e no Palacete Campo das Hortas, todos eles monumentos fenomenais.
21:16 - Chegada ao hotel e dormida.

Dia 3
08:00 - Alvorada.
08:45 - Saída do hotel.
08:56 - Pequeno-almoço na pastelaria Tíbias de Braga, local agradável com doces típicos.
09:42 - Saída de Braga.
10:22 - Passámos por Taipas.
10:43 - Chegada a Guimarães e visita ao castelo, à igreja de S. Miguel do Castelo (onde D. Afonso Henriques foi supostamente baptizado) e ao Paço dos Duques de Bragança.

11:41 - Visita à exposição temporária do Paço dos Duques de Bragança sobre Leonardo Da Vinci.

12:37 - Passeio a pé pela cidade onde fomos de encontro com a Torre dos Laranjais, a Rua Dr. António Mota Prego, a Igreja da Misericórdia de Guimarães, a Associação Comercial e Industrial de Guimarães, a Capela de S. Crispim, a Muralha dos Almadas, e, por fim, a Igreja da Oliveira.
13:08 - Almoço no Dona Maria, restaurante gourmet mas de preços bastante acessíveis.
13:45 - Saída do restaurante.
14:08 - Passámos a pé na Câmara Municipal de Guimarães e na Escola Secundária Francisco de Holanda.
14:43 - Depara-mo-nos com um busto de Robert Baden-Powell, o fundador dos escuteiros, pelo que fiquei entusiasmado com o monumento.

15:18 - Saída de Guimarães.
16:00 - Chegada ao hotel em Braga para uma sesta e descansar do dia escaldante.
19:45 - Jantar.
20:00 - Mais um passeio por Braga.
22:00 - Regresso ao hotel.

Dia 4
07:30 - Alvorada.
08:34 - Check-out.
08:50 - Pequeno-almoço na pastelaria Bom Jesus junto à Sé de Braga.
09:15 - Dirigi-mo-nos ao largo onde se encontra a Biblioteca Publica de Braga com o objectivo de tirarmos uma foto junto à palavra Braga.

09:30 - Saída de Braga.
10:50 - Demos 20€ a um senhor de uma loja de mudança de óleo e pneus de automóveis que foi a nossa alma caridosa, sem ele talvez não tivéssemos conseguido aproveitar o dia. Estávamos na auto-estrada e o carro estava com dificuldades em andar devido ao filtro do gasóleo. Tivemos então de parar em Campanhã para procurar um mecânico. Depois de nos dirigirmos a 3 oficinas cujos mecânicos não se disponibilizaram a ajudarem-nos, finalmente encontrámos o senhor que nos fez o serviço de borla. Como agradecimento, oferecemos-lhe os 20€, foram merecidos.
11:48 - Chegada ao Porto.
11:50 - Passámos na Rua Almeida Garrett.
11:53 - Cruza-mo-nos com o Palácio da Bolsa e com a Igreja de São Nicolau.
12:07 - Estacionámos o carro junto ao Palácio da Justiça, grandioso, belo e moderno. Depois seguimos a pé para conhecer a cidade.
12:15 - Passagem pela Torre dos Clérigos.

13:35 - Almoço na Casa do Chocolate com uma vista maravilhosa para o largo onde se encontra a estátua de D. Pedro IV.

13:45 - Visita à Biblioteca Lello, uma das bibliotecas mais emblemáticas do mundo pela sua construção única e espetacular. Porém, antes de a visitar, pensava ser maior. Os bilhetes de entrada foram 4€ cada um mas se comprássemos algum livro esses 4€ eram descontados.

14:51 - Seguimos pela rua onde está o Fontanário Mouzinho da Silveira.
15:20 - Chegada à Ponte Luiz I.

16:10 - Paragem para um gelado na gelataria Ice Cream Lovers ao subirmos a rua da Igreja dos Clérigos.
16:34 - Saída do Porto e viagem de regresso. Durante a viagem passámos por dois incêndios, o de Cantanhede e o de Montalvo, algo completamente horrível, arrebatador e prejudicial quer para os humanos quer para a natureza.
19:08 - Paragem em Abrantes para jantar.
19:47 - Saída de Abrantes.
20:20 - Chegada a Ponte de Sor.

Apesar de esta ter sido uma viagem bastante cansativa, penso que valeu a pena pois, desta maneira, pudemos conhecer novos locais e, mais uma vez, perceber que o nosso Portugal também é maravilhoso, basta procurar conhecê-lo.