12/09/2017

Qual a altura máxima que uma ave pode atingir?

Os animais são possuidores de habilidades invejáveis. Todos nós sabemos que as aves têm a capacidade de voar, mas qual será a altura máxima que estas conseguem atingir? E como suportaram o frio e a falta de oxigénio que se fazem sentir a alturas extremas? Hoje procurarei responder a estas perguntas, por isso continuem a ler... Espero que gostem.
O recorde da ave que conseguiu atingir a maior altitude pertence ao grifo-de-rüppell (Gyps rueppellii), uma espécie de abutre que vive nas planícies e nos desertos do continente africano, numa vasta área delimitada por países como Eritréia, Sudão, Tanzânia e Guiné. A espécie pode atingir os 6,5 kg e possuir uma envergadura de 2,4 m, o que lhe permite uma grande abertura das assas e, desta forma, planar durante horas. o grifo-de-rüppell é um necrófago, o que significa que as carcaças são o seu prato predileto. São dotados de uma visão excelente, e por isso, conseguem encontrar objetos de até 15 cm a uma distância de 2,500 m. É, ainda, conhecido como abutre-de-rüppell, grifo-pedrês e abutre-grifo-de-rüppell.
Em 1937, um dos seres desta espécie, colidiu com um avião que sobrevoava a Costa do Marfim. A altura a que se encontravam era de 11,3 km de altitude, ou seja, mais 2 km do que a altura máxima que atinge o pico do Everest!
Embora a espécie só costume atingir alturas não superiores a 6 km, a proeza foi possível devido à capacidade fantástica que possuem de absorver muito oxigénio mesmo sob baixa pressão atmosférica.

Porém, em condições normais, a ave que voa mais alto é o ganso-de-cabeça-listrada (Anser indicus). Para migrar do sul da Índia para  Tibete, onde deposita os seus ovos durante a primavera, tem de atravessar a cordilheira dos Himalaias, sendo obrigado a subir quase 9 km para cima do nível do mar (a altura máxima atingida registada por esta espécie foram 8,2 km de altitude).

Desta forma, é fácil entendermos que a natureza é incrível e que se consegue superar a cada espetáculo natural que realiza... um espetáculo aéreo, neste caso em específico.

Sem comentários:

Enviar um comentário