23/07/2018

O mar de resíduos da República Dominicana

Recentemente, a Parley, uma organização não governamental (ONG) que se dedica à conservação dos oceanos, publicou um vídeo na rede social "Instagram". Video esse que mostra a realidade atual da praia de Montesinos e que se tornou viral rapidamente.
Esta praia de que falo localiza-se na zona de Santo Domingo, na Republica Dominicana, região das Caraíbas e fora, em tempos, considerada um autêntico paraíso. Porém, no lugar da praia paradisíaca  de areia branca e água cristalina, agora é possível encontrar um ""manto" de talheres, sacos, garrafas e embalagens de plástico a flutuar entre as algas" (Green Savers). Isto aconteceu porque uma tempestade tropical arrastou, até à praia, uma quantidade inimaginável de lixo que se encontrava à deriva no oceano. Cerca de mil toneladas de resíduos, para ser mais exato! 
"Em apenas 3 dias foram recolhidas 30 toneladas de plástico: trabalho da ONG em parceria com funcionários públicos, forças armadas e pessoal da marinha.", afirma o Público.
Cyrill Gutsch, fundador da Parley, diz que "No passado enviávamos postais de praias mágicas e palmeiras. Agora, são ondas de resíduos plásticos. A menos que façamos alguma coisa agora, a geração futura não irá acreditar que os cenários dos postais alguma vez tenham existido.". 

Escusado será dizer que todos estes componentes plásticos acabam por prejudicar seriamente as espécies da zona afetada pelos resíduos, o que provoca um empobrecimento na biodiversidade do local. A Parley alerta que em meados deste século haverá nos oceanos mais lixo do que de vida marinha. 
Como é que é possível ainda existirem seres humanos que não se preocupam minimamente com estes problemas que a todos causam e causaram cada vez mais prejuízos? 

Sem comentários:

Enviar um comentário