É certo que não me agrada muito a ideia de partilhar muitas notícias do mesmo género, porém, na situação em que nos encontramos, é necessário fazê-lo.
São inúmeros os casos de animais que são gravemente prejudicados devido à poluição dos plásticos, principalmente quando falamos da vida marinha. No entanto, este problema não é exclusivo dos mares e oceanos...
Desta vez trago-vos a conhecer um caso de veados que morreram devido ao lixo plástico na Escócia.
No início de junho deste ano, a entidade pública responsável pelo património natural escocês Scottish Natural Heritage (SNH) divulgou umas fotografias que mostram veados-vermelhos com bóias e redes de pesca presas nas hastes, na ilha de Rum, na Escócia... Situação preocupante que se tem vindo a tornar frequente.
Segundo a UniPlanet "Dois dos animais fotografados morreram depois de ficarem emaranhados nas mesmas cordas de pesca.".
A SNH afirmou que é comum serem avistados veados-vermelhos com cordas e redes de pesca nas suas hastes, na costa oeste da Escócia. Além disso, é habitual encontrar as hastes destes animais abandonadas com o lixo plástico preso nas mesmas, visto que os machos as perdem na primavera. E sortudos são aqueles que as perdem! "A corda pode ser surpreendentemente pesada e torna-se um fardo cansativo para o veado carregar na cabeça.", diz a SNH. Na maioria das situações, os veados cujas cordas estão enroladas nas hastes e que lutam por se tentarem libertar das mesmas, acabam por prender, também, as pernas, ficando impossibilitados de caminhar e de procurarem alimento.
Mas "Este fenómeno não é exclusivo da Escócia.", como afirma a UniPlanet. No Ártico, a proliferação de resíduos plásticos esta a afetar, da mesma forma, inúmeras espécies terrestres como as renas, por exemplo.
Mais uma vez cabe ao ser humano remediar um problema que ele mesmo criou.
Sem comentários:
Enviar um comentário