Com certeza já repararam que, depois de praticarem muito exercício físico e de estarem cansados, os cães colocam a língua para fora da boca. Isto acontece porque, para além de identificar sabores e permitir ao animal comer e beber, a língua dos cães tem outras funções...
À semelhança do homem, também os cães tendem a suar, a aumentar a sua temperatura corporal e a ter necessidade de maiores quantidades de oxigénio, após fazerem grandes esforços físicos.
Posto isto, é necessário haver um órgão que permita ao animal suar, regular a temperatura corporal e favorecer a circulação sanguínea, na qual se repõem os níveis de oxigénio no sangue. Este órgão de que falo é a língua.
É isso mesmo que estão a pensar, é pela língua que os cães suam! Acredito que nunca tenham visto um cão a transpirar como nós, pela pele. Estes animais colocam a língua para fora da boca quando estão muito quentes e necessitam de libertar o ar quente. Além disso, ao entrar em contacto com o ar exterior, a humidade da língua dos cães permite diminuir a temperatura corporal do animal.
Por outro lado, a libertação de suor, através da transpiração, faz com que fiquemos com sede. Com os cães acontece o mesmo, porém, caso fiquem com a boca seca, é normal colocarem a língua de fora, com o objetivo de que esta se humidifique em contacto com a atmosfera.
Outra importante caraterística da língua dos cães é o facto de esta possuir uma grande rede de vias sanguíneas, o que possibilita um aumento do fluxo sanguíneo nesta zona, quando estes animais se encontram cansados. Desta forma, a língua é um local muito apropriado para a realização das trocas gasosas, ou seja, para a obtenção de oxigénio, necessário para praticar atividade física, e para a libertação do dióxido de carbono, gerado através do esforço físico.
Posto isto, sabemos, por todas estas razões, que os cães não colocam a língua para fora da boca apenas por diversão, mas sim porque têm um ou mais motivos biológicos para isso.
Sem comentários:
Enviar um comentário