17/06/2017

Animais marinhos avistados na costa Algarvia

Hoje, enquanto folheava o jornal do meu avô, vi uma fotografia que me chamou à atenção. Era a foto de umas orcas, pelo que fui ler a noticia imediatamente.
Ontem foram avistadas 4 orcas a cerca de 2,5 milhas a sul da praia da Galé em Albufeira. Foram avistadas pela empresa de passeios marítimos e observação marinha Dream Wave e por cerca de 70 turistas, eram aproximadamente 17:00. Os animais que tinham entre 5 a 6 metros de comprimento. Ao ler a notícia, lembrei-me de fazer uma publicação sobre os animais marinhos mais exóticos já avistados na costa Algarvia.

  • Orcas
Além deste avistamento mais recente, já haviam sido avistadas outras 7 orcas em junho de 2014, entre Lagos e Sagres. Está confirmado que os animais entram para o Mediterrâneo para se alimentarem de grandes peixes como atuns. As orcas são consideradas o maior golfinho existente e, apesar de terem a alcunha de "baleias assassinas", são completamente inofensivas ao homem. Todos os anos, há alguns grupos destes cetáceos a fazerem o percurso em direção ao Mediterrâneo, porém, este fenómeno só tem vindo, cada vez mais, a ser notícia devido ao maior desenvolvimento de empresas relacionadas à biologia e à observação de animais.

  • Tubarões
São vários os casos conhecidos de avistamento de tubarões na costa Algarvia, principalmente em Tavira, na ilha da Fuseta em Olhão, Vila do Bispo e praia do Zavial. Pensa-se que alguns os tubarões se desloquem para a costa Algarvia devido a estarem desorientados. O aumento de temperatura é um dos fatores que contribuem para o aparecimento os tubarões, estas condições são favoráveis à sua reprodução e alimentação. A temperatura ideal é por volta dos 23/25ºC. São várias as espécies de tubarão avistadas, sendo que até já foram encontrados tubarões-martelo. Com base em todas as espécies avistadas, é possível concluir que os animais poderão alcançar os 6 metros de comprimento. Biólogos afirmam que não há necessidade de pânico, pois das 400/500 espécies que existem, apenas 7 estão associadas a acidentes com humanos. Na costa portuguesa existem algumas dezenas de espécies, a maior parte vive em profundidade e os indivíduos que se movimentam mais à superfície andam apenas à procura de peixe para se alimentar ou andam em busca de parceiro sexual. Os avistamentos de tubarões na costa Algarvia contribuem para o turismo em Portugal.

  • Golfinhos (exceto as Orcas)
É possível observarem-se golfinhos na costa Algarvia, mais especificamente os das seguintes espécies: Golfinho comum (Delphinus delphis), Golfinho-de-nariz-de-garrafa ou Bottlenose Dolphin (Tursiops truncatus), Golfinho-de-risso (Grampus griseus), Harbor porpoise (Phocoena phocoena) e o Golfinho listrado (Stenella coeruleoalba). 
Existem mesmo passeios de barco com guia unicamente direcionados à observação de Golfinhos por parte de turistas. Os passeios têm início na Marinha de Faro pelas 08:00 ou na Marinha de Olhão pelas 08:30 e têm uma duração de entre 1 hora e meia a 2 horas e meia, podendo ir até 5 milhas de distância da costa. O bilhete de adulto tem um custo de 45€ e o de criança (até aos 10 anos) tem um custo de 35€. Os passeios devem ser reservados com um dia de antecedência.
Golfinho Comum

Golfinho-de-nariz-de-garrafa

Golfinho-de-risso

Harbor porpoise

Golfinho listrado

  • Tartarugas
Tartarugas como a Loggerhead Turtle (Caretta caretta) e a Tartaruga verde (Chelonia mydas) também são comuns nas águas Algarvias.
Loggerhead Turtle

Tartaruga verde

  • Baleia-de-Minke (Balaenoptera acutorostrata)

Além destes, é possível ainda se avistarem muitos outros animais mais comuns como cavalos-marinhos, pequenos moluscos, peixes-lua, caravelas-portuguesas (Physalia physalis) e aves marinhas como o Gannet (Morus bassanus), Corys Shearwater (Calonectris diomedia), várias andorinhas-do-mar e gaivotas, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário